História

A 27 de Janeiro de 2001, a infelicidade bateu à porta do casal Adélia do Espírito Santo e José Almeida , ao perder o seu único filho “ André Almeida”, de 22 anos, num brutal acidente de viação. Em sua memória e como forma de minimizar tanta dor e sofrimento, quiseram materializar essa presença através de gestos que o “André” tanto gostava de fazer ao ajudar crianças, jovens e adultos com dificuldades e no sentido que jamais fosse esquecido como permanecesse para sempre entre nós, decidiram construir e oferecer à cidade de Freamunde um Lar de Idosos, ao qual e como se impunha foi atribuído o seu nome.
Para sustentabilidade legal até constituição da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Freamunde, deu-se inicio ao processo de construção em nome do Centro Social e Paroquial de Freamunde, após doação dos terrenos pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira a esta instituição, conforme acordado com a Diocese do Porto e, sobretudo, com o empenho e dedicação a esta causa do saudoso Reverendo Padre Arnaldo Baptista Meireles.
Entretanto e com a preciosa colaboração do Comendador Amadeu Castro Pinheiro e Dr. Curval da Silva, ambos da Misericórdia da Trofa, iniciou-se o processo de constituição da Santa Casa da Misericórdia de Freamunde, entidade para quem o Centro Social e Paroquial de Freamunde, viria mais tarde a passar a titularidade do edifício.
Assim, a 24 de Dezembro de 2003, por despacho de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo do Porto, Dom Armindo Lopes Coelho, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Freamunde foi erigida canonicamente em Pessoa Pública de Direito Eclesiástico.
O seu registo foi lavrado pela inscrição n.º 2/2004, a fls 109 do Livro n.º 2 das Irmandades da Misericórdia e publicado no Diário da República – III Série, n.º 125 de 28 de Maio de 2004.
Foi inaugurado a 26 de Maio de 2004 por Sua Exª. a Secretária de Estado da Segurança Social, Dr.ª Teresa Margarida de Vasconcelos Caeiro e benzido por Sua Exª. Revª. , o Bispo auxiliar do Porto, Dom António Taipa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Prof. Arménio da Assunção Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Sr. António Torres Correia, do casal benemérito José Abílio Machado Almeida Freitas e Adélia do Espírito Santo Fernandes Carvalho Freitas, de diversas entidades civis, militares e religiosas, convidados e Irmãos da Instituição.
A 28 de Julho de 2004, celebrou um Acordo de Cooperação com o Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto, para apoio técnico e financeiro com vista ao desenvolvimento da sua atividade.